Buscar
  • Suelen Tremarin

Você sabe a diferença entre Resultado Financeiro e Resultado Econômico?

Conhecer o significado exato desses termos, é obrigação de um bom empresário, você concorda?Quem não está no meio da administração de empresas pode não saber, mas existe diferença entre resultado financeiro e resultado econômico.

FINANCEIRO E ECONÔMICO SÃO A MESMA COISA?


Não, não são! Muita gente faz confusão e usa as duas palavras como se fossem sinônimos, mas elas têm significados diferentes em determinados contextos.


Qual a diferença entre os dois termos, resultado financeiro, resultado econômico?

Tanto “financeiro” quanto “econômico” são adjetivos – o primeiro relativo ao substantivo “finanças” e o segundo a “economia”.


Antes de fazermos a distinção desses dois termos, vamos apresentar dois conceitos brevemente:


• Regime de competência


Na gestão de uma empresa, os controles contábeis que utilizam o regime de competência são aqueles que registram as transações quando elas ocorreram. Se você comprou e recebeu uma mercadoria em janeiro, registrará a operação nesse mês.


• Regime de caixa


No regime de caixa, por outro lado, as movimentações são lançadas no sistema apenas quando o dinheiro de fato é transferido. Ou seja, não leva em conta a posse do bem, mas sim o fluxo financeiro. No exemplo acima, se você combinou que faria o pagamento daquela mesma mercadoria em fevereiro, é nesse mês que a despesa será lançada no sistema.


E como isso ajuda a entender a diferença entre resultado financeiro e resultado econômico? O resultado econômico utiliza o regime de competência, ou seja, o fato é lançado em seu valor integral, mesmo que a compra ou venda seja parcelada. Ele considera o patrimônio líquido da empresa, e é apresentado no documento chamado Demonstração de Resultado de Exercício (DRE).


No resultado financeiro, por sua vez, é utilizado o regime de caixa, então as movimentações são registradas conforme o dinheiro entra e sai. Se você compra uma máquina em 12 parcelas, por exemplo, vai lançar os valores 12 vezes no sistema, sempre que fizer os pagamentos. O documento que apresenta o resultado financeiro é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC).


PARA QUE UTILIZAMOS CADA UM?


Você pode estar se perguntando por que há essas duas maneiras de medir os resultados. Saber fazer essa diferenciação é importante porque cada demonstrativo revela uma face diferente da saúde da sua empresa. É possível que financeiramente ele esteja muito bem, mas economicamente não – e vice-versa.


Você pode ter uma grande quantidade de produtos em estoque, por exemplo, mas pouca procura por eles. Nesse caso, terá um bom volume em ativos, o que engorda o resultado econômico, mas pouca entrada de dinheiro advinda de vendas, o que empobrece o resultado financeiro.


Por outro lado, você pode estar com um bom fluxo de dinheiro, pagando e recebendo todas as contas em dia, mas observando uma rápida depreciação dos seus ativos e percebendo uma situação insustentável a médio prazo.


Você, como empresário, precisa estar sempre preparado para essas complexidades. Desenvolva sua capacidade de negociação para ter um ciclo financeiro (tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento do dinheiro das vendas) curto e um bom capital circulante líquido, e siga acompanhando a evolução dos ativos da empresa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Se você prevê um momento de dificuldades, pense sempre em como equilibrar esses dois lados. Qualquer que seja a situação, planejamento e gestão qualificada são essenciais. Para manter as esferas financeira e econômica da empresa em bom estado.


Lembrando: resultado econômico é o lucro ou prejuízo em termos de ativos, e resultado financeiro é quanto à disponibilidade momentânea de dinheiro.


Você deve recorrer a uma assessoria contábil competente, e, ainda é interessante contar com um bom sistema de gestão financeira, que facilita e agiliza esse controle.


Nós da UNA Consultoria Empresarial, implementamos ou aprimoramos esses controles na sua empresa. Entre em contato conosco para saber mais a respeito dos nossos serviços: contato@unaempresarial.com.br.

3 visualizações

© 2018   UNA CONSULTORIA  EMPRESARIAL 

todos os direitos reservados

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco